O ciclo do sim...

Algumas pessoas possuem um grande problema que interfere em suas vidas de diversas formas: a dificuldade em dizer "não"!

O fato de estarem presas ao ciclo do sim, faz com que em diversas situações, a pessoa faça o que não quer, simplesmente por medo de magoar, desapontar ou até mesmo por achar que dizendo não poderá acabar sendo grossa.


Fazendo o que não quer por medo de magoar ou desagradar alguém, a pessoa que vive em um ciclo do sim, tende a entrar em um mar de sentimentos como a culpa (por não ter feito o que gostaria), a insatisfação ao colocar em prática, a infelicidade ao ver o resultado de mais um sim dado sem necessidade. Assim como a raiva, por estar passando por tudo isso de novo e não conseguir dizer não.


O poder dizer não e se sentir tranquilo com isso rompe o ciclo para que você gaste sua energia com o que realmente você gostaria de fazer.


Ao estar frente a uma situação que possa lhe colocar no ciclo do sim mais uma vez, pare e analise. Autoconhecimento nessas horas é fundamental! Se por acaso houver um conflito interno se você deveria ter dito sim ou não, perceba que sua mente já está lhe mostrando que não quer fazer o que a situação demanda portanto, nestes casos o ideal é dizer não. Assumir ele e se sentir bem e tranquilo com isso.


A terapia pode te ajudar a perceber em quais situações isso acontece com maior frequência, policiar suas ações e te auxiliar na priorização das suas próprias coisas para somente depois se dispor a ajudar os demais. Além de induzir a reflexão: Quem tanto você quis agradar no passado que atualmente ocasiona que você se sujeite a isso?


Relaxe, respire, reflita e rompa o ciclo do sim!


Posts Em Destaque
Posts Recentes