As frutas da vida


Há um tempo li esse texto e pude perceber o quanto as mais simples coisas da vida podem nos ensinar: "Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia:


'Pai, começa o começo!'

O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca, a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Não sou mais criança. E muitas vezes fico tão perdido sem saber pra quem pedir para pelo menos, 'começar o começo' de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas 'tangerinas' são outras. Preciso 'descascar' as dificuldades do trabalho, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário para fazer tudo certo, para não decepcionar as pessoas que me amam, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis… Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para 'começar o começo' era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta." Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se que a vida lhe deu experiência para tal, e que colocou em seu caminho as ferramentas e/ou pessoas essenciais para que você conseguisse degustar toda a maravilha de uma tangerina. Para conseguir sozinho descascar a sua tangerina foi preciso paciência...passo a passo você viu o que era necessário para que a tarefa fosse cumprida com sucesso. O que antes você criança não conseguia fazer só, com o tempo precisou de cada vez menos ajuda para alcançar sua meta. O importante é lembrar que independente da fruta que você escolha para representar seu problema, o caminho é sempre o mesmo. No primeiro momento frente ao problema, nunca achamos que conseguimos lidar com ele sozinhos, e queremos sempre o conforto e a ajuda de um pai para "começar o começo", mas conforme você tentar ver a situação de diferentes ângulos e aceitar a ajuda de ferramentas ou pessoas disponíveis em seu caminho, o resultado é sempre o mesmo....APRENDIZADO, é com ele que toda vez que olhamos para trás, damos risada da maneira como nos preocupamos com um problema que inicialmente parecia ser uma melancia: grande, pesada e de difícil acesso ao sua maravilha interna. Com o aprendizado, vemos como esse mesmo problema se transforma em uma acerola, que pode não ser doce como uma melancia, porém diante da experiência que você adquiriu, o problema tomou um tamanho muito menor e ficou muito mais fácil alcançar sua maravilha interna e saborear a fruta. Não perca a chance de saborear a salada de frutas que a vida te oferece: cada fruta, cada problema, cada pessoa, cada situação, cada coisa...tudo acontece por um motivo e tudo promove aprendizado, aproveite ao máximo, sempre! #reflexão #alineterapeuta #frutasdavida #tts

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Tags
ATENDIMENTO ONLINE
OU
ATENDIMENTO PRESENCIAL EM SÃO PAULO (SP) E SALVADOR (BA)!

(11) 973719404

Espaço Maesthria
Rua Vergueiro, 2253. Ao lado do metrô Ana Rosa.

São Paulo – SP

Núcleo de Terapia Integrada Jordan Campos
Av. ACM, 3244, Caminho das Árvores – Empresarial Thomé de Souza

Salvador – BA

  • Facebook Social Icon
  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon